Inscrição online - Aluno

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Tabela de conteúdo

Descrição

O processo de inscrição em disciplinas online está sendo desenvolvido com o objetivo de minimizar o trabalho que antigamente era realizado semestralmente pelas coordenações de curso, bem como atender as solicitações de várias coordenações sobre a inscrição on‐line e facilitar este processo para os alunos.

 

Como Fazer?

  1. Primeiramente, o aluno acessará o IdUFF (http://www.id.uff.br). Para realizar esse acesso o aluno deverá utilizar o seu CPF como id e a sua senha pessoal. Para alunos estrangeiros, o CPF é substituído pelo passaporte.
  2. Após acessar o idUFF, o aluno deverá escolher a matrícula que deseja realizar a inscrição online, caso possua mais de uma.
  3. O aluno deverá selecionar a opção realizar a “Inscrição Online”.
  4. Caso o aluno ainda não tenha realizado nenhuma candidatura, o sistema possibilitará ao aluno a criação de sua primeira candidatura.
  5. O aluno deverá verificar as disciplinas disponíveis listadas no módulo de inscrição em disciplinas do idUFF na cor verde.
  6. Disciplinas que não podem ser cursadas por falta de pré-requisito aparecerão em vermelho e disciplinas já cursadas aparecerão em cinza. Ambas NÃO poderão ser selecionadas. As disciplinas que não podem ser selecionadas poderão ser visualizadas clicando nas opções disponíveis na parte superior da tela. OBS: Os pré‐requisitos serão respeitados para definição de quais disciplinas o aluno deverá cursar e em quais turmas o aluno poderá se candidatar.
  7. O aluno então deverá selecionar a(s) turma(s) desejada(s) e clicar no botão VALIDAR.
  8. Neste momento, o sistema faz a verificação para que não haja conflitos de horários.
  9. Caso não haja problema algum, o aluno deverá salvar a inscrição, clicando no botão CONFIRMAR. Apenas clicando no botão CONFIRMAR, o aluno será efetivamente um candidato àquelas turmas. Automaticamente o idUFF realizará o processamento da candidatura do aluno calculando a pontuação de acordo com os critérios estabelecidos.


OBS1: Para acompanhar sua candidatura, o aluno deverá retornar ao link “Inscrição Online” (item 3): a informação exibida nesse momento representará a sua situação nas turmas selecionadas (posição da candidatura).

OBS2: Caso queira realizar alguma alteração em sua candidatura, o aluno deverá retornar ao menu principal, e na ferramenta “Inscrição Online” deverá clicar no botão “Alterar” e repetir o procedimento a partir do item 5.

Perguntas Frequentes

1- Quem deve fazer a inscrição online?

Todos os alunos ativos devem fazer a inscrição online pelo sistema idUFF, desde tenham ingressado em semestre anterior e que não solicitaram trancamento de matrícula ou mobilidade acadêmica para este semestre.

2- Que tipo de problema pode ocorrer na inscrição online?

Não posso fazer a inscrição em uma disciplina prevista no currículo.
Possíveis causas:

  1. Algum pré-requisito não cursado (ou nota não lançada);
  2. Currículo (fluxograma) errado no sistema;
  3. Departamento da disciplina não criou uma turma para o curso/localidade do aluno;
  4. Departamento de disciplina não criou vagas para o curso/localidade do aluno, em nenhuma das turmas da disciplina.


Nestes casos, o aluno deverá entrar em contato com a coordenação do seu curso para maiores informações.

 

3- Como faço se não tiver acesso ao computador no período de inscrição?

Compareça a algum laboratório de informática na Universidade (pesquise sobre os horários disponíveis em cada laboratório) ou qualquer outro local com acesso à internet. Realizar a inscrição online é um dos critérios de disputa de vagas.

 

4- Em qual site deve ser feita a inscrição?

Todo o processo de inscrição online será feito somente pelo site do idUFF - http://www.id.uff.br

 

5- Qual o critério para disputa de vagas?


Aqui vai um trecho do regulamento dos cursos de graduação da UFF que trata desse tema.

art.53

§ 1o - A inscrição on  line será  realizada  pelo discente,  através  da  internet, em período  estabelecido  no  calendário  escolar, sendo  condicionada à  atualização cadastral obrigatória e obedecendo às prioridades na ordem a seguir:

a) O turno ao qual o discente está vinculado;
b) Maior carga horária acumulada, excluídas as disciplinas de caráter eletivo e atividades complementares;
c) Maiorcoeficiente de rendimento (CR);
d) Maior carga horária acumulada em disciplinas e atividades.

§  2o - O  atendimento  a  todas  as  prioridades  citadas  no  parágrafo  anterior  não assegura a permanência do discente na  vaga  da  disciplina para a qual ele se candidatou.

§ 3o - Uma vez avaliado e verificado o atendimento às prioridades acima descritas, a Coordenação de Curso promoverá   a   homologação   da   inscrição on   line, assegurando, desta  forma,  a  permanência  na  vaga para a qual  o discente se candidatou.

 

6- Meu CR está errado. Isto vai influenciar na minha inscrição?

Sim. O CR influencia por ser o terceiro item e a Carga Horária ainda mais. Observe a data da inscrição no calendário corrente e antes da inscrição verifique se está tudo correto com seus dados.

 

7- Estão faltando dados no meu idUFF / Meus dados estão incorretos. Posso fazer minha inscrição assim mesmo?

O dado fundamental para efetuar a inscrição em disciplinas é o CPF (no caso de alunos estrangeiros, o passaporte). Caso algum outro dado esteja incorreto e não seja possível alterá-lo pelo idUFF (identidade, título de eleitor ou certificado de reservista), compareça à PROGRAD, localizada no segundo andar no prédio da Reitoria para solicitar a alteração desejada. Alunos matriculados em cursos com sede em outros municípios devem comparecer à coordenação do respectivo curso para solicitar estas alterações.

 

8- Minha situação está como "Trancamento automático", posso me inscrever normalmente? 

Se você não fizer inscrição, sua matrícula passa automaticamente para Trancamento Automático, até a inscrição seguinte que deverá constar como PENDENTE. Caso já esteja acontecendo a inscrição e sua matrícula ainda esteja como Trancamento Automático, procure o Atendimento da STI.

 

9- E a situação "Pendente"?

Alunos com a situação PENDENTE podem fazer a inscrição normalmente. Procure saber o motivo da situação pendente para que não venha a gerar algum inconveniente futuro.

 

10- Minha situação está como "Cancelada por insuficiência de aproveitamento", posso me inscrever normalmente?

Não. Provavelmente a sua situação acadêmica corresponde a uma das seguintes:
a) Reprovação em todas as disciplinas/atividades em que se inscreveu em 3 (três) períodos letivos, consecutivos ou não;
b) Não obtenção, decorrido o número de períodos previstos para a integralização curricular, de 50 % (cinqüenta por cento) da carga horária necessária para a integralização curricular;
c) Reprovação em uma mesma disciplina/atividade por 4 (quatro) vezes, consecutivas ou não.

Caso você atenda a alguma destas alternativas, sua situação se encontra como "Insuficiência de Aproveitamento Escolar", para efeito de Cancelamento de Matrícula.
Desta forma, não será possível a realização de inscrição em disciplinas online, o que justifica a ausência do link no seu login.
Por favor, entre em contato com a Coordenação de seu Curso para que a situação seja encaminhada à resolução do seu problema.
Você deve esperar pelo período de REMATRÍCULA para o período seguinte e então solicitar tal procedimento. Verifique o período de REMATRÍCULA no calendário escolar.
Caso você não esteja em uma destas situações, entre em contato com o suporte novamente com o seu histórico em anexo para que nós possamos avaliar o problema.

 

11- Como vou saber quais as disciplinas disponíveis para mim / Quais os critérios de pré-requisito?

As disciplinas disponíveis para a inscrição estarão listadas no módulo de inscrição em disciplinas do idUFF na cor verde, assim como seus pré-requisitos. Disciplinas que não podem ser cursadas por falta de pré-requisito aparecerão em vermelho e disciplinas já cursadas aparecerão em cinza. Ambas NÃO poderão ser selecionadas.
As disciplinas que não podem ser selecionadas poderão ser visualizadas clicando nas opções disponíveis na parte superior da tela.

 

12- Caso eu queira me inscrever em alguma disciplina de outro curso / eletiva / optativa, como devo proceder?

O procedimento para a escolha de disciplinas OPTATIVAS é o mesmo da escolha das disciplinas obrigatórias. A inscrição em disciplinas ELETIVAS não será feita pelo sistema idUFF, mas pela coordenação de curso no início do período letivo.

 

13- Qual é o número máximo de disciplinas que posso escolher?

A carga horária máxima por período é definida pela coordenação de cada curso.

 

14- Posso me inscrever em disciplinas de outros turnos que não o meu oficial?

Sim. Entretanto, alunos provenientes de outros turnos terão prioridade inferior na ocupação das vagas solicitadas quando comparados àqueles alunos originalmente matriculados no respectivo turno.

 

15- Posso me inscrever em disciplinas com o mesmo horário?

Não. O sistema idUFF avisará quando forem escolhidas disciplinas com o mesmo horário e não permitirá a confirmação da inscrição.

16- Como / Quando vou saber quais disciplinas vou poder cursar?


No módulo de inscrição em disciplinas do sistema idUFF estará disponibilizada uma tabela contendo as disciplinas que podem ser cursadas. Este módulo só estará disponível no período de inscrição em disciplinas, estipulado no calendário oficial da Universidade.
Lembre-se também que as disciplinas que não podem ser cursadas poderão ser apenas visualizadas.

 

17- O que acontece se eu não fizer a inscrição em disciplinas online?

Caso não realize a inscrição em disciplinas online, o aluno deverá comparecer à inscrição presencial ou então ficará impedido de cursar qualquer disciplina, com sua situação acadêmica alterada para o trancamento automático. Para regularizar a situação, o aluno deve procurar a coordenação do seu curso.

 

18- As minhas escolhas de disciplinas são definitivas ou podem ser alteradas no decorrer do período?

O aluno pode alterar a sua candidatura em qualquer momento durante o período de inscrição online.
Após o período de inscrição online, a inscrição poderá ser alterada apenas pelo coordenador de curso, durante o período de ajustes.

 

19- Como faço para cancelar uma disciplina em que me inscrevi?

 Enquanto no período de inscrição, acesse o idUFF e entre no módulo de inscrição em disciplinas para fazer a alteração desejada. Terminado o período de inscrição, entre em contato com a coordenação do seu curso, caso deseje alguma alteração.

 

20- Ainda faltam notas no meu histórico. Isso vai influenciar na minha inscrição?

Sim. O critério para a ocupação das vagas leva em consideração diversos fatores influenciados pela nota, como a Carga Horária (CH) e o Coeficiente de Rendimento (CR). Além disso, caso alguma disciplina a ser cursada tenha como pré-requisito uma disciplina com nota não inserida no sistema, ela não poderá ser escolhida na inscrição. Entre em contato com o professor responsável pela disciplina para que a nota seja inserida no sistema e não cause transtornos durante a  inscrição.

 

21- Preciso me inscrever em uma disciplina que tem um pré-requisito que já cursei, mas a nota ainda não está no histórico. Posso me inscrever normalmente?

Não. Entre em contato com o professor responsável pela disciplina para que a nota seja inserida no sistema e seja possível inscrever-se no período presencial, caso não seja lançada a tempo.

 

22- Quantas vagas estão disponíveis por turma para cada disciplina? / Onde posso encontrar esta informação?

O número de vagas disponíveis para cada disciplina estará visível no quadro de inscrição em disciplinas do sistema idUFF. Também pode ser visualizada no Quadro de Horários em https://sistemas.uff.br/quadro-de-horarios.

 

23- Sou aluno de intercâmbio de outra universidade / país. Como é o procedimento de inscrição?

Compareça à coordenação do seu curso para que este procedimento seja efetuado de forma presencial, durante o período estabelecido no calendário oficial da UFF disponível no site da PROGRAD.

 

24- O que é a homologação?

A homologação é um processo no qual o coordenador de curso avalia, durante o período de inscrição, se a candidatura dos alunos às vagas solicitadas será contemplada ou não, de acordo com critérios estabelecidos por cada coordenação de curso.

 

25- Como faço para alterar a minha inscrição depois que já finalizei o processo?

No período de inscrição online, acesse o sistema idUFF e entre em "Inscrição em disciplinas" no menu, onde estará disponível um botão para alterar a inscrição. Terminado o período de inscrição, o aluno deverá requisitar, no período de ajuste, a alteração ao coordenador do seu curso.

 

26- Se eu não conseguir realizar a inscrição em disciplinas online, como devo proceder?

Os estudantes que não conseguirem fazer a Inscrição em Disciplinas via idUFF deverão fazer a inscrição presencial na sua coordenação no período estabelecido no calendário oficial, disponível no site da PROGRAD.

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